Simbolos

O Art. 2º da Lei Orgânica Municipal em seu § 2º estabelece que “São Símbolos do município: a bandeira, o hino e o brasão, representativos de sua cultura histórica.

A Lei 235/1981 de 10 de março de 1981 cria o brasão e a bandeira do município compostos da seguinte forma:

brasao

O BRASÃO do Município de Ewbank da Câmara apresenta os seguintes elementos e significados:

–        A COROA MURAL sobre o escudo é o símbolo heráldico de domínio de cidade emancipada.
–        O ESCUDO IBÉRICO MANTELADO, lembrando a “raça latina”, principal formadora de nossa civilização;
–        O CRUZEIRO DO SUL, formado por cinco estrelas representa as 4 possessões do município (Colônia de São Firmino, Paraibuna, Shmith e Varginha) e a Sede do município.
–        O ESCUDETE com as armas da família Bulhões (campo de prata com cruz vermelha Maçanetada de 12 bolotas de ouro com cascalhos de verde) tendo ao centro as insígnias IHS) é o símbolo de Antônio Fernandes Bulhões, o Santo Antônio, padroeiro da cidade.
–        A CABEÇA DE GADO representa a pecuária, principal atividade econômica local.
–        A LOCOMOTIVA e o CAMINHÃO representam a Estrada de Ferro Central do Brasil e a Rodovia BR-040, construídas sobre os lugares onde passavam a Estrada Real e o Caminho Novo, às margens das quais floresceu a cidade.
–        A FAIXA ONDEADA no contra-chefe representa o Córrego Tabuões, que banha a cidade e o Rio Paraibuna que corta o município.
–        Os RAMOS DE FEIJÃO FRUTADO, colocados como ornamentos laterais, representam a Agricultura que junto com a pecuária é a principal atividade econômica do município.
–        O LISTEL traz as seguintes inscrições e seus significados: 1926, ano em que o povoado foi elevado a Distrito; EWBANK DA CÂMARA, sobrenome do engenheiro responsável pela construção da estação ferroviária que deu origem à povoação e que, agora, dá nome ao município; 1962, ano da Emancipação Política do município.
–        As cores presentes no brasão representam os principais valores do povo ewbanquense:
–        O VERMELHO (à destra do escudo e na cruz do escudete de bulhões) simboliza Coragem,Luta e Intrepidez;
–        O AZUL (à sinistra do escudo, e no triângulo carregado do Cruzeiro do Sul) simboliza Lealdade, Serenidade e Origem Nobreza;
–        O VERDE (no contra-chefe do escudo e nos ramos de feijão), simbolizam a Honra, Cortesia, Civilidade e Fartura.
–        Os metais presentes no brasão também são representados por cores e simbolizam os valores mais nobres do povo ewbanquense:
–        O OURO, representado pela cor amarela (nas bolotas da cruz de e Bulhões) simboliza Nobreza, Glória e Mando;

A PRATA, representada pela cor branca (na coroa mural, no escudete de Bulhões, nas insígnias JHS, nas estrelas do cruzeiro do sul, na locomotiva e no caminhão, na faixa ondeada e no listel) simboliza Trabalho, Amizade, Honestidade, Pureza e Paz;

bandeira

O BANDEIRA do Município de Ewbank da Câmara será confeccionada em um retângulo de duas cores, azul e vermelho, divididas da seguinte forma:

–        Um PENDÃO azul partindo do mastro simbolizando a Cidade e o Povo.
–        Um TRIÂNGULO vermelho oposto ao pendão, com um vértice apontado para o centro colocado a 1/3 do retângulo, simbolizando a Igualdade, a Perfeição,  os Inconfidentes e a Santíssima Trindade;
–        O BRASÃO do município no centro do pendão representando o Poder Administrativo irradiado a todos os quadrantes do Município.
–        As cores presentes no brasão representam os principais valores do povo ewbanquense:
–        O VERMELHO do triângulo oposto ao pendão simboliza Coragem, Luta e Intrepidez;
–        O AZUL do pendão simboliza Lealdade, Serenidade e o Céu nos Dias Primaveris;